Pesquisa para retorno às ATIVIDADE PRESENCIAIS 2021

REINÍCIO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS:

Dia 08/05 de 16h às 17:30h – inicia Ramo Sênior e Clã Pioneiro (clã usará outro local)

Dia 15/05 de 16h às 17:30h - Inicia Ramo escoteiro (mesmo horário do Ramo Sênior)

Dia 22/05 de 13:30h às 15h  - Inicia Ramo lobinho (mesmo horário de outro ramo a definir)

·      >>>   Dia 22/05 teremos todas as seções em funcionamento no mesmo dia, porém em escalas de horários ou locais.

·    * A entrada de novos será permitida após esse período de adaptação e verificação do contingente de retorno (ou por determinação de órgãos públicos parceiros, a exemplo do CMDCA ou Conselho Tutelar), e discutido com a chefia da seção.

·       * Todas as regras e protocolos institucionais dos Escoteiros do Brasil serão seguidos e estão disponíveis em:  https://transformarparacrescer.org.br/protocolo_de_retorno_e_anexos

·       * AUTORIZAÇÃO: o jovem (criança) não entra na sede sem a autorização devidamente assinada pelo responsável, é responsabilidade dos pais imprimir e preencher! (Não haverá autorização impressa na sede, os Pais NÃO poderão entrar na sede);

·      * HORÁRIOS: a pontualidade em levar e BUSCAR é o requisito básico para qualquer organização, acabou a atividade o jovem terá que sair da sede, onde inclusive ocorrerá a troca dos adultos durante o intervalo entre as seção/ramos;

·         * MATERIAIS (o material de uso pessoal): máscaras (mínimo 3), CANECA e recipiente com álcool em gel (pequeno), deverão estar na mochila, e cabelos longos devem estar presos, senão, NÃO entra na sede;

·         * SUSPENSÃO: em caso de chuva não haverá atividade. Em caso de alguma suspeita de contaminação as atividades serão suspensas até confirmação. Se nossa cidade sofrer um aumento nos casos de COVID as atividades serão canceladas.

 A DIRETORIA e TODA a CHEFIA do GRUPO ESCOTEIRO TERRA DO VALE continuam fazendo sua parte, CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO E APOIO DAS FAMÍLIAS para que possamos RETORNAR com SEGURANÇA para todos nós!


Para preencher pesquisa de MAPEAMENTO DE RISCO E RETORNO (após leitura dessa página, volte e clique no link abaixo:

PREENCHER PESQUISA (obrigatório)

Para baixar e preencher AUTORIZAÇÃO e TERMO DE RESPONSABILIDADE (após leitura dessa página, volte e acesse no link abaixo (disponibilizado formatos PDF e DOCX):

BAIXAR AUTORIZAÇÃO (obrigatório entregar preenchido e assinado no grupo)

  


Diretrizes para Retorno às Atividades Presenciais do Grupo Escoteiro Terra do Vale 30/SC, da cidade de Camboriú.

Aqui irão constar orientações mínimas de normas de biossegurança e têm como objetivo nortear nosso GRUPO ESCOTEIRO, para iniciarmos o retorno de nossas atividades escoteiras presenciais, de forma a prevenir e mitigar a disseminação do SARS Cov2 (COVID-19), que é nosso dever entre adultos voluntários (escotistas) e pais associados, cumprir todas as normas sanitárias/epidemiológicas (nacionais, estaduais e municipais), bem como todas as normas da União dos Escoteiros do Brasil, nos mantendo atualizados quanto aos critérios mínimos exigidos para a realização de atividade presencial.

1)      Comitê de apoio local:

Para o retorno presencial das atividades, criamos e iremos manter em nosso GRUPO ESCOTEIRO um Comitê de Apoio Local (CAL), hoje formado pela Chefe Lilian (Dir Presidente), Chefe Adriano (Dir Gestão de Adultos), e mais 2 profissionais da área da saúde que também são escotistas, as Chefes Daiane e Chefe Graci. Cabe ao CAL a aplicação dos critérios estabelecidos nestas Diretrizes, observados os requisitos estabelecidos, bem como assegurando sua eficaz aplicação.

 

2)      Orientações gerais:

a.                  O Grupo Escoteiro Terra do Vale 30/SC cumpriu todas as exigências das autoridades públicas quanto ao enfrentamento e combate a pandemia da Covid-19, e possui autorização dos órgãos públicos apropriados, e está liberado para realização de atividade presencial.

b.                  O uso correto de máscaras apropriadas é obrigatório por todos os participantes da atividade presencial.

c.                   As formações e atividades serão organizadas, em qualquer ambiente no Grupo Escoteiro Terra do Vale 30/SC, de modo a assegurar o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas.

d.                   Será aferida a temperatura de todas as pessoas com termômetro digital infravermelho, na entrada da unidade, evitando o ingresso de participantes que registrarem temperatura igual ou superior a 37,8ºC. Somente o portão pequeno da Rua Victor Juvência Mafra, estará aberto para entrada e saída do Grupo.

e.                  Haverá escalonamento de horário de chegada e saída dos jovens no Grupo Escoteiro Terra do Vale 30/SC, assim como eventuais horários de intervalo, uso de pátios, área coberta entre outros, a fim de preservar o distanciamento mínimo. Não serão permitidas entrada de jovens e crianças ou atividades em ambientes fechados (salas e similares).

f.                   Objetos como lápis, tesoura, cordas, material de sapa etc., não deverão ser compartilhados. Deverão ser providenciados em quantidade suficiente para que cada participante tenha seu material ou leve de casa, quando necessário.

g.                  Cada participante deve portar seu cantil ou garrafinha para água com o nome impresso. Em nenhuma hipótese devem ser trocadas ou compartilhadas entre si.

h.                  Havendo necessidade de repor a água no cantil ou garrafinhas (que cada um deve ter a sua), os bebedouros e torneiras serão acionados por um adulto, que irá abastecer o recipiente e entregar para a respectiva criança.

i.                    A limpeza e a desinfecção dos banheiros serão intensificadas e realizadas de forma apropriada entre cada atividade, especialmente em superfícies utilizadas constantemente.

j.                    Serão plicadas atividades iniciais de orientação às crianças e jovens (já instrupidos os adultos) sobre a necessidade e importância de evitar tocar os olhos, nariz e boca, manter cabelos presos, além de higienizar sistematicamente as mãos.

k.                  Nos banheiros foi adequada uma estrutura mínima para lavar as mãos com água, sabão líquido e papel toalha descartáveis (instalados recentemente).

l.                    Embora cada participante deva trazer um pequeno recipiente com álcool 70%, iremos disponibilizar álcool (70%) para desinfecção das mãos em todos os pontos de acesso, de saída, nas áreas comuns, em pontos estratégicos de maior circulação (foram instalados dois pontos fixos em suporte de parede, e teremos alguém do CAL com borrifador em locais estratégicos).

m.                A programação da atividade presencial deve considerar tempo hábil para os participantes realizarem todos os cuidados de higiene necessária.

n.                  Não condicionar a nenhum associado à participação em qualquer atividade, jogo, ou mesmo na reunião se ele sentir insegurança.

o.                  Adequar metodologias e programar estratégias que garantam o acesso e a participação de todos com o máximo de segurança, sendo que os associados possuem a plena liberdade de definir o momento de seu retorno presencial, não podendo ser obrigados e nem terem prejuízo em suas progressões pessoais.

p.                  Indica-se manter atividades remotas (on-line) para aqueles que não se sentirem seguros para o retorno presencial ou que compõe grupo de risco ou convivam com pessoas de grupo de risco.

q.                  Os horários sofrerão alterações, pois estamos dividindo em grupos menores de atividade acompanhados por um escotista fixo, evitando compartilhar espaços ou mesclar os grupos de trabalho.

r.                   As atividades presenciais deverão ser realizadas preferencialmente em espaço ao ar livre ou amplamente arejado e que possibilite o distanciamento de 2 metros.

 

3)      Orientações contidas no Protocolo dos Escoteiros do Brasil para Retorno das Atividades Escoteiras Presenciais referente suspensão das atividades e atividades externas:

a.       É obrigatória a apresentação de autorização e termo de responsabilidade dos pais ou responsáveis legais de todo membro juvenil menor de 18 anos e de todos os escotistas voluntários, mantendo o documento arquivado no grupo escoteiro.

b.      Deverão ser suspensas imediatamente as atividades escoteiras presenciais sempre que a autoridade sanitária local determinar situação de risco e necessidade de medidas mais severas em relação à proteção do contágio pela COVID-19.

c.       Na ocorrência de um caso suspeito em um grupo de jovens ou adulto que participou de atividade escoteira presencial, as atividades serão suspensas para todos os membros do grupo envolvido e que compartilharam o mesmo local da atividade até a confirmação sobre o caso.

Comentários

Postar um comentário