Acampamento mundial de escoteiros termina com recorde de participação
O tema do evento foi Simplesmente Escotismo e procurou resgatar valores caros ao movimento, como a paz, o voluntariado, a vida saudável ao ar livre e ecologia. O Jamboree, como é chamado, acontece de quatro em quatro anos e, para os escoteiros, equivale aos Jogos Olímpicos ou à Copa do Mundo - com a diferença de que, no acampamento, o objetivo não é competir e ganhar medalhas e, sim, fazer amigos. Para isso, muitas atividades educativas e jogos em grupo, em que jovens de diversas partes do globo têm de se misturar para completar as tarefas.
Sustentabilidade também foi um tema que mereceu destaque. Além de debates e workshops sobre reciclagem, desenvolvimento sustentável e energias renováveis, todo o lixo orgânico foi transformado em biogás. Este também foi o primeiro acampamento que contou com internet wi-fi em todo o campo e um app exclusivo (iPhone e Android) para os participantes.
A cerimônia de encerramento teve shows de artistas europeus, como a sueca Sanna Nilsen, a belga Kate Ryan e a banda de metal Europe, e contou com a presença de Gustaf, rei da Suécia, que também é escoteiro. O rei, emocionado, fez um breve discurso, enfatizando a importância do evento: "O Escotismo prepara os jovens para a vida". A sempre simpática rainha Silvia, filha de brasileira e que viveu em São Paulo durante a infância, trocou vestidos e tailleurs por um amarelíssimo casaco da delegação sueca.
O próximo acampamento mundial acontece em 2015, no Japão.
Na foto desta matéria, o Escoteiro brasileiro, Matheus Miranda, e a suíça Barbara Wachter entrevistam o rei da Suécia, que também é escoteiro, além de chairman honorário da World Scout Foundation, durante o 22º Acampamento Mundial Escoteiro - Christoffer Munkestam/Scouterna
Visualize mais algumas fotos e informações acessando o site da Revista Veja em http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/acampamento-mundial-de-escoteiros-termina-com-recorde-de-participacao
Comentários
Postar um comentário