Inicia hoje a Aventura Sênior Regional 2011 em Florianópolis.



Eles são conhecidos por escoteiros em função do traje que utilizam, mas o porte físico de adultos não deixa dúvidas: eles são participantes do ramo sênior, fase do escotismo para jovens entre 15 e 17 anos.  Desta quinta feira 21 até domingo 24 de julho, 260 seniores (meninos) e guias (meninas) que participam desta fase do movimento escoteiro estarão em Florianópolis para a Aventura Sênior Regional 2011, um acampamento de quatro dias, no Camping da CIDASC, no Parque Estadual Rio Vermelho, no Leste da Ilha.

As delegações vêm de todas as regiões do estado e também participarão grupos escoteiros do Paraná e Rio Grande do Sul. As atividades começam nesta quinta-feira, 21, com a cerimônia de abertura às 11h. Para isso, algumas delegações partiram de suas cidades ainda no dia de ontem.
Entre as atividades, os próprios jovens, com base no conhecimento técnico adquirido, construirão catamarãs (uma embarcação composta de madeira, bambus e lona, montada pelos próprios) e em seguida, estes jovens navegarão pela Lagoa da Conceição.

Há outras atividades previstas, como jornadas noturnas, em que eles percorrerão algumas rotas a beira-mar se orientando pelas estrelas e bússolas, bem como jogos pela cidade, oficinas de habilidades manuais, como a construção de um telescópio caseiro, por exemplo.

Santa Catarina foi pioneira neste tipo de atividade com catamarãs, que é reconhecida nacionalmente por envolver trabalho em equipe, planejamento, desafio e superação.
Um dos pontos altos de toda atividade escoteira, e não será diferente na Aventura Sênior Regional, é o Fogo de Conselho. Uma cerimônia mágica em que todos se reúnem ao redor de uma fogueira para rir, cantar, dançar e refletir.

Texto: Danilo Duarte - EReC

Comentários